A vasectomia – também chamada de cirurgia de esterilização masculina – é um procedimento cirúrgico. Destina-se a proteger permanentemente contra a gravidez, por isso é um método de contracepção super eficaz.
O que é uma vasectomia?
A vasectomia é uma cirurgia simples feita pelo médico urologista em um consultório, hospital ou clínica. Os pequenos tubos no escroto que transportam o esperma são cortados ou bloqueados, de modo que o esperma não pode sair do corpo e causar gravidez. O procedimento é muito rápido e, geralmente, o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Além disso, é um método extremamente eficaz na prevenção da gravidez – quase 100%. As vasectomias devem ser permanentes - portanto, geralmente não podem ser revertidas. Você só deve fazer uma vasectomia se tiver 100% de certeza de que não deseja engravidar alguém pelo resto da vida. O termo “vasectomia” vem do nome dos tubos em seu escroto que são bloqueados durante o procedimento: canal deferente.
Como funciona uma vasectomia?
Os espermatozoides – as células microscópicas que se unem a um óvulo para gerar a gravidez – são produzidos nos testículos. O esperma sai dos testículos através de dois tubos chamados canais deferentes e se mistura com outros fluidos para produzir o sêmen. Uma vasectomia bloqueia ou corta cada tubo do vaso deferente, mantendo o espermatozoide fora do seu sêmen. Os espermatozoides permanecem nos testículos e são absorvidos pelo corpo. De 30 a 60 dias após a vasectomia, seu sêmen não conterá nenhum esperma, portanto não poderá causar gravidez. Você deve ter seu sêmen testado 8 a 16 semanas após a vasectomia para garantir que não haja esperma em seu sêmen. Após sua vasectomia, seu sêmen ainda terá a mesma aparência, sensação e sabor. Você teria que olhar sob um microscópio para ver a diferença. Você ainda terá a mesma quantidade de sêmen que tinha antes - simplesmente não haverá esperma nele, então você não pode engravidar ninguém. As vasectomias não alteram a sensação de ter um orgasmo ou ejacular (gozar) e não afetam seus níveis hormonais, desejo sexual ou capacidade de obter uma ereção (ficar duro).
Commentaires